Hoje é Dia Nacional da Conscientização da Cardiopatia Congênita
A cardiopatia congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração, que surge nas primeiras oito semanas de gestação, por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, que pode vir a ser descoberto anos mais tarde.
As cardiopatias podem ser suspeitadas durante a gestação pelo ultrassom morfológico e confirmadas pelo ecocardiograma fetal ou com a ajuda do teste do coraçãozinho. Outra forma de diagnóstico é por exame físico realizado pelo pediatra com ajuda de outros complementares, como raio x de tórax, eletrocardiograma, cateterismo, holter de 24h e angiotomografia.
Não há formas de prevenir a doença, porém, algumas mudanças de comportamento podem ajudar o bom desenvolvimento do bebê. Antes de engravidar, a mulher deve procurar um médico para um check-out e iniciar a ingestão diária de uma vitamina chamada “ácido fólico”, que deve ser receitada pelo obstetra.
Além do acompanhamento pré-natal, a grávida deve adotar uma alimentação saudável, abolir o fumo, as bebidas alcoólicas e o consumo de medicamentos sem o conhecimento do seu especialista.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Hospital HCor.